Quem vai ao Rio pela primeira vez, perceberá o quanto o carioca se esforça para ajudar, se fazer entender, mesmo que apenas em gestos, quando trata-se de estrangeiros. Os mais sortudos podem até mesmo ganhar um convite para um chope, uma espécie de senha de convívio oficial da cidade.

Quem parte depois de uma estada na cidade, além das recordações da música, dos sabores, das cores da cidade, leva ainda um sentimento sem tradução em qualquer idioma: saudade. Algo que quer dizer a falta que fará a quem parte tudo aquilo o que viveu no Rio. E, mais, a certeza de que a saudade só passa na próxima visita. Não é à toa que o maior símbolo da cidade está de braços abertos. Sempre!

quarta-feira, 23 de março de 2011

BAIRRO DE SANTA TERESA E BAIRRO DA LAPA

   Inspirado na arquitetura francesa o bairro surgiu no século XVIII e recebeu este nome a partir de um convento existente na região. Hoje habitado pela classe média-alta e classe média, Santa Teresa vem se tornando mais um ponto turístico no Rio de Janeiro.

   
  
   Bastante conhecido pelo bonde, que liga o bairro ao Centro através dos Arcos da Lapa, um antigo aqueduto, que até hoje faz-se presente no cenário carioca, Santa Teresa se destaca em meio as praias devido a sua grande diversidade cultural, é marcado pelo encontro de várias tribos, a boémia, o mpb, o samba e o funk disputam espaços nas ladeiras e nas ruas estreitas da Lapa.

   

   Outro destaque para o bairro é a Escadaria de Seralón, com seus 215 degraus e seus 125 metros decorados com mais de 2.000 azulejos diferentes, é atração para os turistas e orgulho dos moradores. Em 2005 a famosa escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade. Localizados na zona sul do Rio de Janeiro o Bairro de Santa Teresa e a Lapa oferecem cultura e diversão, permitindo um 
novo olhar sobre a Cidade Maravilhosa.
          
            

   Durante o dia você pode conhecer um pouco da história do bairro, andar no bondinho, que hoje serve de ponto turístico e apreciar a maravilhosa arquitetura que os bairros possuem. A noite a badalação é garantida na Lapa, algumas ruas são interditadas e a multidão toma conta, moradores de todos os cantos do Rio, de outras cidade do Brasil e estrangeiros se encontram, a cada esquina um rítimo contagiante, as tribos se misturam e a festa vai até o amanhecer.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Leandro! Adorei! Super astral e super carioca. Vou usar como referências todas as vezes que for ao Rio ;)!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sou Residente do Rioo e o Blog está de mais !!! mto show!!! e um coment beem pessoal sobre a lapa >> Grandes amores começam na lapa.. Grandes amores terminam na Lapa.rsrs huauhau um abço meu mano mineirinho.. !!

    ResponderExcluir
  3. A Lapa não podia faltar com os seus maravilhosos Arcos, que podemos dizer que está mesmo maravilhoso e branquinhos agora, rs . É como na maior parte do Rio lá e um lugar para tds tribos msm, mt bom o texto. Alias estão td otiimos !

    ResponderExcluir
  4. Aaah a escadaria de Seralón foi uma otima sitação, porq ela é linda e mts pessoas nem sabem aonde fica ;D

    ResponderExcluir
  5. Seu blog está um espetáculo!Vou recomendálo na minha sala!"E o Rio de Janeiro continua lindo..."
    Parabéns,já estou seguindo,claro!

    ResponderExcluir