Quem vai ao Rio pela primeira vez, perceberá o quanto o carioca se esforça para ajudar, se fazer entender, mesmo que apenas em gestos, quando trata-se de estrangeiros. Os mais sortudos podem até mesmo ganhar um convite para um chope, uma espécie de senha de convívio oficial da cidade.

Quem parte depois de uma estada na cidade, além das recordações da música, dos sabores, das cores da cidade, leva ainda um sentimento sem tradução em qualquer idioma: saudade. Algo que quer dizer a falta que fará a quem parte tudo aquilo o que viveu no Rio. E, mais, a certeza de que a saudade só passa na próxima visita. Não é à toa que o maior símbolo da cidade está de braços abertos. Sempre!

REPORTAGENS

AQUI VOCÊ FICA POR DENTRO DAS NOTICIAS QUE ROLA NO RIO DE JANEIRO





Escola do Legislativo do Estado do Rio oferece vagas para pré-vestibular gratuito


 A Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj) está com inscrições abertas para o curso de Pré-vestibular Intensivo (PVS). As inscrições vão até o dia 16 de maio e devem ser feitas no site da instituição . A entrega dos documentos será feita nos locais indicados no edital ou enviados pelos Correios. Segundo a coordenadora do pólo da Elerj, ligado à Fundação Cecierj, Deize Alves, o objetivo é ampliar, a pessoas que comprovadamente não tenham condições de pagar um cursinho particular, o acesso à universidade pública.
O curso é gratuito e as aulas ocorrerão em 46 pólos, com início em 11 de junho e término previsto para o dia 16 de dezembro. Para o pólo localizado na Elerj, o único no Centro do Rio e com funcionamento noturno - o que gerou uma intensa procura no curso extensivo, com cerca de 1.300 inscrições -, foram destinadas 60 vagas. As aulas acontecerão duas vezes por semana, à noite, na sede da Elerj, na Rua da Alfândega, 8, Centro da cidade.
Deize Alves explica que a ideia de a Escola do Legislativo abrigar um pólo do PVS surgiu após a formatura da primeira turma do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também possui uma unidade na Escola. Os alunos recém-formados no ensino médio pelo EJA queriam auxílio para ingressar nas universidades públicas do estado.
Tanto no curso extensivo quanto no intensivo, as aulas do PVS incluem as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Inglês. Dois livros de cada disciplina serão entregues gratuitamente ao longo do curso aos alunos, que contarão também com o serviço de tutoria a distância, gratuitamente, de segunda a sexta, das 9 às 21h.






O secretário estadual de Educação do Rio, Wilson Risolia, recebe estudantes da rede pública e responde sobre passe-livre e o plano de metas para melhorar o ensino


Wilson Risolia, secretário estadual de Educação, respondeu a perguntas de estudantes


RIO - Wilson Risolia assumiu a Secretaria estadual de Educação com a missão de melhorar o desempenho das escolas públicas do Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC. Hoje, o Rio só está à frente do Piauí. Até 2013, ele quer que o estado esteja entre os cinco melhores do país. Para isso, um ambicioso sistema de metas foi criado e começa a ser aplicado este ano, com avaliações bimestrais.
Ainda sob desconfiança de boa parte dos professores, ele recebeu cinco estudantes da rede estadual para um papo sem assunto proibido. Falou-se, por exemplo, de passe-livre, superlotação das salas de aula e o controverso plano que dará bônus para escolas que atingirem os objetivos. Risolia, ex-aluno da rede estadual, defende que bons professores devem ganhar mais. E afirma de antemão: “Se a gente errar, eu me desculpo, mas tudo foi feito pensando em melhorar a educação de vocês.

Fábio Cristóvão. Foto de André Teixeira
O Estado do Rio só está melhor que o Piauí no Ideb. O que o senhor pretende fazer para melhorar esta situação? (Fábio Cristóvão, Colégio Estadual Infante Dom Henrique)
WILSON RISOLIA: A posição do Rio de Janeiro constrange todo mundo: aluno, professor, o próprio cidadão. É preciso investigar como chegamos nesta situação, e foi o que fizemos nos últimos meses. Mais de um terço dos nossos alunos têm defasagem idade/série. Temos 47% das matrículas no ensino fundamental, que é de responsabilidade dos municípios. Como eles não atendem, somos obrigados a assumir boa parte dessa demanda. Fizemos um levantamento e um quarto das escolas estão em péssimo estado. Nós criamos um plano para os próximos 12 anos, com avaliações bimestrais para ver se está dando certo, mas resolver isso é complicado.
Thaís Araújo. Foto de André Teixeira
A sua primeira medida foi cortar R$ 111 milhões do orçamento, mas as salas de aula onde estudo estão lotadas. Isso não vai na contramão da melhora das escolas? (Thaís Araújo, Colégio Estadual Souza Aguiar)
RISOLIA: O investimento aumentou, o que reduziu foi o gasto. Investimento é para melhorar a condição para professores e alunos. Já gasto é quando eu compro guaraná. Economizamos de um lado para poder gastar do outro. Com o dinheiro que conseguimos guardar, nós pagamos o vale-transporte para os professores, que davam aula em duas unidades e precisavam se locomover. Sobre as salas cheias, o problema é que muitos municípios pedem para abrirmos turmas de ensino fundamental nas nossas escolas, porque eles não dão conta. Aí, precisamos juntar duas turmas do ensino médio para poder liberar uma sala. Se não fizermos isso, a meninada vai ficar na rua. Essa realidade é muito triste e cruel.




UFF divulga edital de taxa de isenção para vestibular 2012



RIO - A partir da próxima terça-feira (3 de maio) estarão abertas as inscrições para solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular UFF 2012. Os candidatos que já tenham concluído o ensino médio ou que irão concluir até dezembro de 2011 poderão se inscrever em um dos postos indicados no endereço eletrônico da Coordenadoria de Seleção (Coseac): www.coseac.uff.br. A isenção e a redução de 50% da taxa de inscrição são benefícios concedidos pela UFF a todos os candidatos que comprovem insuficiência de renda, mediante critérios divulgados em edital.


Para efetuar a solicitação, o interessado, de acordo com a escala de atendimento, deverá comparecer com o documento de identidade a um dos postos indicados. O material impresso custa R$ 1.
Em Niterói, o posto de solicitação será no Campus do Gragoatá, Bloco C, térreo, aberto nos dias 3 e 4 de maio (cursos pré-vestibulares e escolas públicas); dia 10 (letra inicial do nome de A a E), dia 11 (de F a M), dia 12 (de N a Z), no horário das 9h às 17h.
Nos demais municípios - Angra dos Reis, Campos dos Goytacases, Macaé, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Santo Antonio de Pádua e Volta Redonda -, os postos atenderão dias 4 e 5 de maio, nos horários divulgados no site da Coseac.
Para efetuar a inscrição os requerentes deverão enviar envelope de postagem pelos Correios até dia 25 de maio, impreterivelmente, ou entregá-lo, no posto de coleta da UFF, dias 25 e 26 de maio, das 9h às 16h.
A lista dos beneficiados será divulgada dia 10 de agosto, no endereço www.vestibular.uff.br/2012 e na sede da Coseac, Campus do Gragoatá, Bloco C, térreo, São Domingos, Niterói.Outras informações podem ser obtidas pelos telefones da Coseac: (21) 2629-2805 ou 2629-2806.

Nenhum comentário:

Postar um comentário