Quem vai ao Rio pela primeira vez, perceberá o quanto o carioca se esforça para ajudar, se fazer entender, mesmo que apenas em gestos, quando trata-se de estrangeiros. Os mais sortudos podem até mesmo ganhar um convite para um chope, uma espécie de senha de convívio oficial da cidade.

Quem parte depois de uma estada na cidade, além das recordações da música, dos sabores, das cores da cidade, leva ainda um sentimento sem tradução em qualquer idioma: saudade. Algo que quer dizer a falta que fará a quem parte tudo aquilo o que viveu no Rio. E, mais, a certeza de que a saudade só passa na próxima visita. Não é à toa que o maior símbolo da cidade está de braços abertos. Sempre!

quarta-feira, 23 de março de 2011

BAIRRO DE IPANEMA, POSTO 09 E RUA FARME DE AMOEDO



                      



  Ponto de partida das manifestações LGBT no Rio de Janeiro, Ipanema é conhecido pelo Posto 09, tido como "point gay" no quesito praia carioca. Trata-se de uma tradição, um local onde as pessoas homoafetivas, se reúnem e divertem com total liberdade. Diferente do que muitos pensam, o posto 09 não é um local frequentado apenas por homossexuais, é comum vermos famosos pegando uma praia por lá e famílias com crianças se divertindo nos fins de semana.


                

Se durante o dia tem a praia cheia de beldades desfilando, durante a noite o que não falta é programação. A diversão é garantida na rua mais famosa de Ipanema, a Farme de Amoedo, regada de bares, como o famoso "Tô nem aí" e o "Devassa", que é o mais novo point do loca. A rua fica tomada de gente bonita e muita alegria, não resta dúvidas de que por lá a paquera grita, gringos e nativos aproveitam o cenário e o clima tropical e comemoram a liberdade de expressão. Lembrando que a Farme não é exclusividade da comunidade LGBT, é simplesmente um local onde as pessoas respeitam umas as outras.


          

   E é assim que Ipanema "vive", seja carnaval, reveillon, raves e outras festas, a população toma conta das ruas, o "posto 09" serve de exemplo para o Brasil no que diz respeito ao direito a liberdade de expressão.  A praia de Ipanema é conhecida internacionalmente por sua simpatia, chegando a ser propagandeada em outros países, pois o turismo gay no Rio de Janeiro é um dos principais responsáveis pelo giro financeiro na cidade. 

Um comentário:

  1. Realmente Ipanema e td de BOOOM ! É a cara do Rio, tem td beleza, alegria, adversidade e entre outras qualidades que nos acolhem e nos aconhega nesse bairro que é encantador. Adorei o texto sobre Farme e o posto 9 as partes ms populares, rss . bjnhs

    ResponderExcluir