Quem vai ao Rio pela primeira vez, perceberá o quanto o carioca se esforça para ajudar, se fazer entender, mesmo que apenas em gestos, quando trata-se de estrangeiros. Os mais sortudos podem até mesmo ganhar um convite para um chope, uma espécie de senha de convívio oficial da cidade.

Quem parte depois de uma estada na cidade, além das recordações da música, dos sabores, das cores da cidade, leva ainda um sentimento sem tradução em qualquer idioma: saudade. Algo que quer dizer a falta que fará a quem parte tudo aquilo o que viveu no Rio. E, mais, a certeza de que a saudade só passa na próxima visita. Não é à toa que o maior símbolo da cidade está de braços abertos. Sempre!

quarta-feira, 23 de março de 2011

BAIRRO DE JACAREPAGUÁ



   Bastante conhecido pelo seu Autódramo que durante muito tempo foi sede de campeonatos importantes no Brasil, o bairro de Jacarepaguá comemora seus 416 anos, localizado na Zona Oeste do Rio o bairro abriga hoje a Central da Rede Globo de Televisão, o PROJAC, abreviatura que significa Projeto Jacarepaguá.



  Tradicionalmente ocupado pela classe média, Jacarepaguá com o tempo,  foi se desmembrando e formando sub bairros, fazendo assim com que cidadãos de diferentes classes sociais passasse a dividir o mesmo espaço, como mostram as fotos, o bairro vai de um extremo ao outro, abriga bairros tradicionais, como Taquara, Freguesia e outros, em contra partida temos a Cidade de Deus, o Bairro Tanque e a Villa Valqueire. Jacarepagua oferece uma enorme diversidade social que acaba representando a atual realidade do Brasil, mas também é um local que oferece diversão e um grande desenvolvimento econômico devido a sua expansão.

                
  Depois de 19 anos no Grupo de Acesso, a Renascer de Jacarepaguá, escola de Samba do Bairro, é campeã e sobe para o Grupo Especial, sucesso este que é resultado de muito trabalho, realização do sonho de toda a população da região. Mesmo no grupo de acesso a Renascer sempre serviu de apoio e referencia para a comunidade, tendo hoje 2 projetos sociais, o "Renascer Dançando", que partiu de uma parceria da Escola de Samba com a Companhia de Ballet do Rio de Janeiro e o "Jovem Renascer" que é um programa de profissionalização de jovens e adolescentes carentes, que consiste em gerar mão-de-obra para a confecção de roupas para espetáculos e seus componentes. 
Com está vitória a alegria rola solta em Jacarepaguá, é a Zona Oeste mostrando sua cara no Carnaval Carioca e dando um Show de Responsabilidade Social.

BAIRRO DE IPANEMA, POSTO 09 E RUA FARME DE AMOEDO



                      



  Ponto de partida das manifestações LGBT no Rio de Janeiro, Ipanema é conhecido pelo Posto 09, tido como "point gay" no quesito praia carioca. Trata-se de uma tradição, um local onde as pessoas homoafetivas, se reúnem e divertem com total liberdade. Diferente do que muitos pensam, o posto 09 não é um local frequentado apenas por homossexuais, é comum vermos famosos pegando uma praia por lá e famílias com crianças se divertindo nos fins de semana.


                

Se durante o dia tem a praia cheia de beldades desfilando, durante a noite o que não falta é programação. A diversão é garantida na rua mais famosa de Ipanema, a Farme de Amoedo, regada de bares, como o famoso "Tô nem aí" e o "Devassa", que é o mais novo point do loca. A rua fica tomada de gente bonita e muita alegria, não resta dúvidas de que por lá a paquera grita, gringos e nativos aproveitam o cenário e o clima tropical e comemoram a liberdade de expressão. Lembrando que a Farme não é exclusividade da comunidade LGBT, é simplesmente um local onde as pessoas respeitam umas as outras.


          

   E é assim que Ipanema "vive", seja carnaval, reveillon, raves e outras festas, a população toma conta das ruas, o "posto 09" serve de exemplo para o Brasil no que diz respeito ao direito a liberdade de expressão.  A praia de Ipanema é conhecida internacionalmente por sua simpatia, chegando a ser propagandeada em outros países, pois o turismo gay no Rio de Janeiro é um dos principais responsáveis pelo giro financeiro na cidade. 

BAIRRO DE SANTA TERESA E BAIRRO DA LAPA

   Inspirado na arquitetura francesa o bairro surgiu no século XVIII e recebeu este nome a partir de um convento existente na região. Hoje habitado pela classe média-alta e classe média, Santa Teresa vem se tornando mais um ponto turístico no Rio de Janeiro.

   
  
   Bastante conhecido pelo bonde, que liga o bairro ao Centro através dos Arcos da Lapa, um antigo aqueduto, que até hoje faz-se presente no cenário carioca, Santa Teresa se destaca em meio as praias devido a sua grande diversidade cultural, é marcado pelo encontro de várias tribos, a boémia, o mpb, o samba e o funk disputam espaços nas ladeiras e nas ruas estreitas da Lapa.

   

   Outro destaque para o bairro é a Escadaria de Seralón, com seus 215 degraus e seus 125 metros decorados com mais de 2.000 azulejos diferentes, é atração para os turistas e orgulho dos moradores. Em 2005 a famosa escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade. Localizados na zona sul do Rio de Janeiro o Bairro de Santa Teresa e a Lapa oferecem cultura e diversão, permitindo um 
novo olhar sobre a Cidade Maravilhosa.
          
            

   Durante o dia você pode conhecer um pouco da história do bairro, andar no bondinho, que hoje serve de ponto turístico e apreciar a maravilhosa arquitetura que os bairros possuem. A noite a badalação é garantida na Lapa, algumas ruas são interditadas e a multidão toma conta, moradores de todos os cantos do Rio, de outras cidade do Brasil e estrangeiros se encontram, a cada esquina um rítimo contagiante, as tribos se misturam e a festa vai até o amanhecer.